acessibilidade

Início do conteúdo da página

Convocação para realizar a matrícula - candidatos aprovados no Processo Seletivo - Ingresso 2024/2


CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA INGRESSANTES NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DO ANO DE 2024

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, considerando o Edital PPGZ/UFGD Nº 15 de 29 de maio de 2024, do Processo de Seleção para ingresso como aluno(a) regular no SEGUNDO SEMESTRE LETIVO de 2024, no curso de doutorado, CONVOCA os(as) candidatos(as) aprovados(as) para realizarem a matrícula no período de 24 de julho de 2024 a 07 de agosto de 2024:

 

1. Documentos necessários para efetivar a matrícula:

 

I - Requerimento de matrícula;

II - Para os(as) discentes ingressantes do doutorado será necessário apresentar cópia legível autenticada ou cópia legível acompanhada dos diplomas originais de graduação e mestrado. 

Ingressantes com diplomas em fase de expedição poderão apresentar, no ato da matrícula: 

a) o certificado/declaração de conclusão de curso de mestrado ou ata de defesa, para ingressantes  doutorado; 

III - cópia legível da carteira de identidade (RG); 

IV - cópia legível do cadastro de pessoa física (CPF);

V - cópia legível da certidão de nascimento ou casamento; 

VI - cópia legível do título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, para candidatos(as) brasileiros(as); e 

VII - cópia legível do certificado de reservista ou comprovante de quitação como serviço militar, quando for o caso.

VII Para efetivar a matrícula, o(a) candidato(a) titulado(a) em outro país e aprovado(a) no processo seletivo deverá apresentar os seguintes documentos: 

a) - cópia legível do diploma de graduação e(ou) mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente; 

b) - cópia legível do histórico escolar autenticado de acordo com as normas citadas no item I deste parágrafo; 

c) - cópia legível da certidão de nascimento ou casamento; 

d) - cópia legível do passaporte com visto (exceto para países integrantes do MERCOSUL);

e) - cópia legível do CPF; 

f) - cópia legível do Registro Nacional Migratório (RNM) ou do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) expedido pela Polícia Federal do Brasil; e 

g) - os documentos dos itens 1, 2 e 3 deverão ser traduzidos por tradutor juramentado a partir de documentos autenticados pelo consulado brasileiro no país de origem, com exceção dos(as) estrangeiros(as) oriundos(as) de países cuja língua oficial seja o Português, o Espanhol, o Inglês ou o Francês. 

 

Observação:

I – É vedada a matrícula do(a) discente concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UFGD. 

II – O(A) discente deverá renovar sua matrícula a cada semestre, em data fixada pelo calendário acadêmico da pós-graduação. 

III – A não efetivação da matrícula no prazo fixado implica na desistência do(a) candidato(a)em matricular-se no programa, perdendo todos os direitos adquiridos pela aprovação e classificação no processo seletivo.  

 

 

2. Candidatos(as) aprovados(as):

Candidato(a)

Média Final

Alexandre Welzel da Silveira

6,2

Ibrahim Abdu

6,0

Ranielle Nogueira da Silva Vilela

9,5

 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Programa de Pós-graduação em Zootecnia
Nome responsável:
Coordenador Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior
Email:
pgz@ufgd.edu.br
Telefone:
34102358

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.