acessibilidade

Início do conteúdo da página

Defesa de projeto de dissertação (4 de setembro as 14h)


 

 



É possível medir o verdadeiro impacto ambiental e econômico da avicultura do início ao fim da cadeia produtiva?

A avicultura de corte é um dos grandes motores do agronegócio em Mato Grosso do Sul, mas avaliar sua real sustentabilidade exige ir além da porteira. Como mensurar, de forma integrada, a pegada ambiental e os custos operacionais em cada etapa do ciclo de vida da produção de frangos de corte no estado?

No próximo dia 04 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD convida a comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais do setor avícola para acompanhar a banca de qualificação de dissertação do mestrando Nelson Barbosa Meira Fioravante.

O trabalho, intitulado "Sustentabilidade da Produção Avícola em Mato Grosso do Sul: Uma Abordagem Multicritério Baseada em Análise de Ciclo De vida e Análise de Custos do Ciclo de Vida", conta com a orientação do Prof. Dr. Clandio Favarini Ruviaro. A pesquisa combina a Análise do Ciclo de Vida (ACV) e a Análise de Custos do Ciclo de Vida (LCC) sob uma abordagem multicritério, buscando fornecer um diagnóstico completo sobre a eficiência ambiental e a viabilidade econômica do setor no estado.

Compreender esses indicadores de ponta a ponta é essencial para embasar decisões estratégicas, mitigar impactos ambientais e fortalecer a competitividade sustentável da avicultura sul-mato-grossense no mercado global. Participe e acompanhe!

📅 Data: 04/09/2026
🕗 Horário: 14h00 (Horário de Mato Grosso do Sul)
📍 Local: YouTube da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFGD (FACE/UFGD) (Transmissão ao vivo)

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Secretaria de Pós Graduação da FACE
Nome responsável:
PPGAgronegócios
Email:
ppgagronegocios@ufgd.edu.br
Telefone:
67 3410-2157