acessibilidade

Início do conteúdo da página

VII Colóquio Fronteiras e Dir. Humanos na UE e no Mercosul


.VII Colóquio Fronteiras e Dir. Humanos na UE e no Mercosul
 

O evento, gratuito e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do IDESF, será realizado nos dias 31 de maio e 1 de junho, e abordará dois eixos principais: “O Pacto Ecológico Europeu e seus impactos na parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia” e “A Guerra Russo-Ucraniana e a resposta aos refugiados: Reflexões sobre o acolhimento na Europa”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.
O Professor Tomaz Espósito Neto, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que também é um dos organizadores do evento, destaca que no primeiro dia serão apresentados e debatidos a importância e as implicações do meio ambiente para as negociações entre o Brasil (Mercosul) e a UE no acordo de livre comércio e associação. “Essas discussões perpassam barreiras comerciais tarifárias e não tarifárias sobre produtos agropecuários e industriais que vão atender ao mercado europeu. É uma argumentação muito forte na Europa, tanto que o acordo é um dos principais motivos pelos quais o Presidente Lula visita atualmente países como Portugal e Espanha”.
No segundo dia do Colóquio, estará em pauta o tema “A Guerra Russo-Ucraniana e a resposta aos refugiados: Reflexões sobre o acolhimento na Europa”, com apresentações de pesquisadores e de um representante do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), destaca a importância do evento para contribuir com debates atuais e que tem implicações diretas no cenário mundial. “Profissionais, estudantes e demais interessados terão oportunidade de acompanhar reflexões e dados de renomados pesquisadores das áreas ligadas às relações internacionais”.

Transmissão pelo Canal do YouTube do IDESF

Programação prévia

Datas: 31/05/2023 e 01/06/2023
Horário: 19h às 22h (horário de Brasília)

Mesa 1 (31/05/2023): O Pacto Ecológico Europeu e seus impactos na parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia

Palestrante 1: Prof. Dr. Thauan Santos (EGN)

Palestrante 2: Prof. Dr. André Luiz Reis da Silva (UFRGS)

Palestrante 3: Profa. Dra. Angélica Saraiva Szucko (UnB)

Moderador: Prof. Dr. Fernando Jose Ludwig (UFT)

Debatedora: Profa. Dra. Déborah Silva do Monte (UFGD)

Mesa 2 (01/06/2023): A Guerra Russo-Ucraniana e a resposta aos refugiados: Reflexões sobre o acolhimento na Europa

Palestrante 1: Prof. Dr. Wellington Carneiro (ACNUR)

Palestrante 2: Profa Dra. Svetlana Ruseishvili (UFSCAR)

Palestrante 3: Prof. Dr. Lucas Pérez Martín (ULPGC)

Moderador: Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva (UFRR)

Debatedor: Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões (ECEME)

Inscreva-se aqui:

VII Colóquio sobre fronteiras e direitos humanos na União Europeia e no Mercosul

Inscrição gratuita

Emissão de certificado aos participantes.

.

 


 



Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
.
Nome responsável:
.
Email:
.
Telefone:
.

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.